terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Adoçantes...

Quando a gente começa a consumir produtos diets, a gente não sabe o tipo nem origem dos adoçantes. A gente só quer saber o que mais agrada ao paladar do nosso filho, o que tem menos gordura, o mais saboroso, o que é mais barato, mais prático pra levar no lanche da escola, enfim aqueles produtos que melhor se encaixam na nossa rotina.

Passado um tempo, a gente começa a ouvir, daqui e dali, que tal adoçante é melhor que outro. Ou pior, que adoçante faz mal pra saúde. Na minha opinião, pior é ficar com a glicemia descontrolada.
Ora, com certeza, tem adoçantes melhores, e adoçantes nem tão bons. Mas na hora de comprar um produto diet, a gente pensa em outras coisas. A gente quer é poder substituir produtos que antes a gente consumia com açúcar, por produtos diet.

Com a contagem de carboidrato é possível comer alimentos com açúcar, mas se tem um produto diet gostoso a gente dá preferência para o diet. Exemplo: sorvete, balas, sucos, refris (tão polêmicos nessas últimas semanas), iogurtes, achocolatados, chocolates, etc.

Ainda estamos aprendendo (acho que sempre estaremos) a conhecer os adoçantes. A gente já tem tanta neura, e ainda tem que se preocupar com os adoçantes...
Acredito que quanto mais natural uma alimentação melhor, para todos!! Não só para os diabéticos. Mas alguns adoçantes a gente vai ter que usar. Ainda bem que eles existem.

Por fim, achei uma matéria na revista da Farmamellitus nº 36,
agora de jan/fev/mar sobre adoçantes, págs 18 e 19:

 http://www.farmamellitus.com.br/img/farma35.pdf

Boa leitura. Reflitam e façam suas escolhas. Essa é a melhor parte.
Abraços...

2 comentários:

  1. Oie,

    Tive o mesmo problema. Optei pelo adoçante e gosto mais do de aspartame, em casa uso o Zero Cal. Acho que temos que tentar encaixar o que é melhor para a gente e para a nossa saúde. Tomo muito café, imagina se eu colocasse açucar em todos os que tomo durante o dia? Temos que pensar até nesses detalhes.
    A reportagem é muito legal e a revista também.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. O que mais a gente faz é pensar nos detalhes...
    Ah, e são tantos... Mas é isso aí, precisamos nos organizar conforme a nossa rotina e preferências.
    Abraços.

    ResponderExcluir