quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Segundo dia de aula

A terça-feira começou muito bem: glicemia de 86 mg/dL no café da manhã. Como só comeu uma fatia de pão integral coberta de geleia diet, não foi preciso aplicar insulina.

A Catarina queria ir cedo para o colégio. Pediu para eu não me atrasar para o almoço, para poder chegar à 1 hora da tarde na escola (bom sinal; demonstração clara do quanto ela gosta do colégio).

Ao meio-dia, outro resultado ótimo: 126. Como comeu massa integral com carne de frango, fizemos 3 doses de apidra.

Ao chegar no colégio, ficou conversando com as amigas e quando deu o sinal, disse sorrindo que eu já podia ir. Nessas horas, dá um misto de alegria, por saber que ela sente-se segura, e ao mesmo tempo uma pontinha de saudade, pois cada dia que passa ela fica um pouquinho mais independente.

Durante a tarde, a medição de glicemia deu 227 mg/dL. Erramos na dose da insulina ao meio-dia. Como ela comeu três porções de massa, cada um com 20g de carboidrato, fizemos 3 doses de insulina. Acontece que com massas, ainda que integrais, o cálculo de 1 dose de insulina rápida (apidra) para cada 20g de carboidrato não tem funcionado. A nutricionista sempre nos alertou para o fato de que cada organismo reage de um modo, o que faz determinados alimentos provocarem um aumento diferente da glicemia. É o que constatamos com as massas, a ponto de 1 dose de insulina rápida não ser suficiente para cada 20 g de CHO. Da próxima vez que ela ingerir massas (o que só faremos quando ela pedir para comer massa), vamos aumentar a dose (no mínimo uma dose para cada 15 g de CHO).

Como a glicose estava 227 e o lanche tinha 40g de carboidrato, a Catarina aplicou-se antes do recreio 4 doses.

No final da tarde, fomos todos buscá-la no colégio, eu, a Simone e o Miguel, que dia 21 fez 6 meses. Ela ficou supercontente.

Chegando em casa, depois de comer um picolé de fruta na rua, a glicemia deu 170 mg/dL. Fizemos então mais 7 doses de insulina, considerando o conteúdo da janta (50g de CHO), o picolé ingerido pouco antes, mais a sobremesa. Resultado: ao dormir o teste apontou 96 de glicemia, o que exigiu mais um lanchinho antes de deitar.

E assim passou mais uma dia, quase perfeito, não fosse o resultado da medição do meio da tarde. Mas qual dia não é quase perfeito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário