sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Terceiro dia de aula

Fomos para o colégio ouvindo Arnaldo Antunes e Marisa Monte cantando “Paradeiro”. A letra diz assim:
haverá paradeiro
para o nosso desejo
dentro ou fora de nós?

Mas antes disso, a quarta-feira começou em alta: 250 mg/dL no café da manhã.
Considerando o valor, aproveitamos o furo no dedo já feito, tiramos mais uma gotinha de sangue e fizemos de novo a medição de glicose: deu 251 mg/dL.
Provavelmente, foi resultado da janta da noite anterior. Comemos empanados de frango (nuggets). A proteína e a gordura devem ter influenciado no resultado da glicemia da manhã. Na contagem de carboidratos, às vezes, acabamos esquecendo das proteínas e da gordura, que em parte também viram glicose no corpo. Como o café foi magro, aplicamos 3 Ul da rápida.

Ao meio-dia, a glicemia estava ótima: 134. Tendo almoçado arroz carreteiro feito com arroz integral, fizemos 3 doses de insulina rápida. Lembrando que ao meio-dia também aplicamos a insulina lenta.

Era dia de aula de educação física. Precisava então que ela levasse a merenda junto para a quadra de esportes, caso necessitasse de alimentação contra uma eventual hipo. Fui falar com a professora para lembrá-la de que a Catarina precisava levar a sua merenda na educação física (sempre sob o olhar de censura da nossa filha).

No lanche da tarde, a medição da glicemia apontou 154. Certamente, o valor foi influenciado pelos exercícios da educação física. A Catarina assim aplicou-se 2 doses de insulina: uma para baixar e outra para cobrir o lanche com 20g de CHO.

No final da tarde, voltamos curtindo e cantando de novo o Arnaldo e a Marisa:
haverá pára-raios
para o nosso desmaio
no momento preciso?

uns vão de pára-quedas
outros juntam moedas
antes do prejuízo

num momento propício
haverá paradeiro para isso?

Ao chegar em casa, deu 166 mg/dL. Para nós, resultado ótimo! Como ela jantou 2 sanduíches com pão integral, mais um chocolate, fizemos 5 doses de apidra.

À noite, a Catarina quis fazer um presente para a professora (mais uma boa notícia): fez um sachê com sabonete.

Ela se queixou de muita sede e disse que devia estar com hiper. Medimos a glicose e deu 127 (sede também pode ser provocada pelo calor ou pela comida salgada).

Quando foi dormir, 76, o que exigiu mais um lanchinho para garantir a glicemia da noite.

haverá paradeiro
para o nosso desejo
dentro ou fora de nós?



Nenhum comentário:

Postar um comentário