sábado, 2 de junho de 2012

Pai, eu acertei!



Com ar de satisfação, ela me encontrou em casa, no final do dia, e foi logo dizendo:
- Pai, sabia que hoje eu acertei e a mãe errou.
- Como assim, filha?
- Sim, ao meio dia, a mãe não contou a polenta e no recreio tava 280. Tinha lanche coletivo, eu fiz dez, e no final da tarde estava 120. Eu acertei e a mãe errou!

Pois é, como a vida de qualquer um, temos acertos e erros.

Em regra, para fazermos a contagem de carboidratos, sempre cuidamos o que a Catarina está comendo. Mas é obvio que muitas vezes algo escapa, ou então não conseguimos acertar quantos carboidratos foram ingeridos. Na sexta-feira, ela almoçou no restaurante do colégio com a Simone. E o almoço fora de casa sempre é mais complicado para o controle, pois a gente acaba comendo mais e sem saber exatamente o conteúdo de muitos alimentos.

Nesse dia, a Simone deu aquela tradicional olhada no prato dela, fez uma estimativa dos carboidratos e aplicou a insulina. Só depois, no final do dia, sabendo do resultado do teste de glicemia feito pela Catarina na hora do recreio, lembrou que não havia contado a polenta. Daí o número: 280 mg/dL.

Para deixar tudo mais incerto, era dia de lanche coletivo no colégio: cada criança traz um prato e todos compartilham (não adianta, a comida sempre é motivo para festa). Como de costume, no recreio, ela mediu a glicemia e fez a insulina. Estando alto, ela fez 4 doses da caneta da Novorapid para baixar e mais 6 pela comida. Deu certo: no final da tarde, a glicemia estava 120mg/dL.

É obvio que ao deixarmos ela calcular sozinha a insulina, corremos um risco: possibilidade de hipoglicemia. Mas, temos observado que, com o tempo e nosso auxílio, mesmo ela sendo ainda uma criança, está aprendendo a determinar a insulina. Mais que isso, a Catarina está se conhecendo, inclusive a diabetes, que com ela sempre está. Além disso, temos que incentivar a sua autonomia. E como prêmio, podemos ouvir ela dizer:
- Eu acertei!

4 comentários:

  1. é bem por aí mesmo a sensação de qdo meio que pelo chute, a gente acerta...é uma alegria...e a gente sempre acaba comentando com quem está perto...rs...

    ResponderExcluir
  2. Olá, muito legal o texto. Aqui também somos uma família tipo 1 desde o inverno de 2010 quando nossa filha então com 2 anos se tornou diabética.
    Parabéns pelo blog, e legal a atitude de vocês deixarem ela calcular a insulina.
    Sorte, saude e sucesso

    ResponderExcluir
  3. A Minha docinho de 6 anos tbm vive com a tabela de cho nas mãos dando uma lida... é muito bom saber que nossos filhos estão crescendo conscientes, fico feliz que sua filha esteja saindo-se bem com a contagem... é assim mesmo, faz parte da nossa rotina e quanto antes eles aprenderem melhor para o controle...parabéns...bjs

    ResponderExcluir
  4. Eu acertei!!!
    Que festa deve ter sido!!!! Até imagino a cara de felicidade da Catarina!!! Tudo de bom!!!
    Por aqui estamos nos dando muito bem com contagem e o João tb arrisca de vez em qdo, independência por nossos docinhos!!!

    Bjos

    ResponderExcluir