quinta-feira, 10 de março de 2011

Geleia da Vovó!

O primeiro título que pensei para esta postagem era “chimia da muta”. Mas como muita gente não entenderia, resolvi traduzir. “Chimia” ou, como outros preferem, “schimier”, significa geleia. Isso no alemão falado pelos descendentes de imigrantes que vivem no sul do Brasil. Já “muta” ou “muter” quer dizer mãe. Então, na casa dos meus avós paternos, dos meus pais, dos meus tios e também dos meus primos, “chimia da muta” eram aqueles doces de frutas maravilhosos feitos pela nossa vó Lori, que tanto marcou a nossa infância. Memória de sabores que jamais esqueceremos.

Quando o diagnóstico do diabetes chegou, a gente saiu cortando todos os doces. É óbvio que isso implicou no corte da geleia até então consumida, todas as manhãs, principalmente por mim. Agiamos na ilusão de que bastava eliminar o açúcar. Logo aprendemos a importância de contar os carboidratos. Hoje sabemos que para Catarina, o consumo de batata inglesa ou de um pão de queijo, por exemplo, sobe mais rápida a glicemia do que na ingestão de açúcar.

Aprendida a contagem de carboidratos, passamos a ler todos os rótulos dos alimentos, dando então preferência para aqueles que têm pouco carboidrato e mais fibra. É claro que isso aumentou o trabalho na hora das compras, exigindo outro ritmo, já que agora não basta mais olhar preço e sabor. Mas aos poucos, pegamos prática, e conseguimos descobrir melhores alimentos, mais saudáveis e com menos carboidrato.

Para minha surpresa, encontramos uma geleia excelente, muito saborosa e com baixíssimo carboidrato por porção. É a Geleia Zero Açúcar da Ritter.
A de morango só tem 1.9g de carboidratos por porção de 20g (ou por colher de sopa). É muito pouco, ainda mais quando comparada com os outros doces de frutas.

Assim, pude retomar o meu velho hábito, consumindo agora uma geleia com baixíssima quantidade de carboidratos. Mais uma adaptação aos novos tempos, que ainda traz a memória do sabor da “chimia da muta”. Pequenas compensações que valem muito a pena.

Por Ricardo Vollbrecht

Um comentário: