sábado, 26 de março de 2011

A cura está aí

A última consulta com o endócrino da Catarina foi muito interessante, por vários aspectos.
Primeiro, como havíamos consultado com a nutricionista dias antes, dúvidas de alimentação não ocuparam nosso tempo. Isso foi muito bom.

Segundo, acertamos depois de alguns cálculos, as doses de insulina. A Catarina estava apresentando glicemias altas sem entendermos o motivo, pois calculávamos (CHO x UI) e não fechava duas horas depois. Bem, a basal permanece como estava.
Devemos observar por alguns dias a alimentação, e em alguns horários como o café calcular 12g de CHO/1UI. No almoço e janta ficamos com 15g de CHO/1UI. No lanche da escola varia conforme as atividades físicas ou tipo de alimentação.
Antes ela estava fazendo 15g de CHO/1UI no café e 20g de CHO/1UI no almoço e janta.

Então a partir destas mudanças vamos observando, ajustando, calculando, coisas que nós pais já estamos acostumados, mas sempre é uma retomada com o crescimento dos filhos.
O mais importante de tudo é continuar observando como o corpo da Catarina reage aos alimentos e tentar mesclar, fibras, proteínas e carboidratos. A nutricionista deu dicas boas para colocar mais fibras nas refeições. Coisa que já sabíamos, mas com o tempo vamos relaxando. (meta para esse ano: ir uma vez por mês na nutricionista).

Terceiro, a gente acaba fazendo um pouco de terapia com o médico, sim porque a gente precisa falar e repetir o que já sabia, pedir mais explicações, retomar dúvidas, e como não bastasse, falar do futuro da medicina em relação ao diabetes. Nesse momento sempre surge o tópico “cura”. Novas pesquisas, novas descobertas, o que há de novo sendo testado, enfim.
O que foi interessante dessa vez, pra mim é claro, é que o médico da Catarina foi categórico e disse: "a diabetes já tem cura, e o nome dela é insulina".
Por alguns segundos eu fiquei paralisada, digerindo aquela informação.
Aos poucos fui compreendendo o que ele tinha dito.Sim a insulina está aí, graças ao estudo e dedicação de dois grandes homens que receberam o prêmio Nobel de medicina de 1923: Macleod e Bantting.
Realmente ele tinha razão. Sem insulina minha filha não poderia ir ao colégio, brincar, pensar, caminhar, viver.

Sempre estaremos angustiados, sobrecarregados, exaustos, correndo atrás do prejuízo (uma hiper ou hipo que nos diga), mas nossos filhos estão aí, vivendo e muitas vezes mais saudáveis que muita criança sem diabetes, que se empanturra de gordura trans e açúcar.

O nosso querido endócrino ainda nos mostrou uma foto do paciente que recebeu a primeira dose de insulina. Leonard Thompson, era o nome dele.
E até agora não me sai da cabeça a expressão do rosto da mãe segurando seu filho no colo, uma criança em sofrimento. Ao lado a foto da mesma criança meses depois do tratamento da insulina.
Realmente me convenceu, a cura já está aí.
Tudo depende de como encaramos.
Quem quer olhar a foto aqui está o link: http://www.marguitos.kit.net/saude/diabetes.html#caracterizacao
Abraço, Simone.

7 comentários:

  1. Tudo depende do ponto de vista...
    Um copo com água até a metade pode ser descrito de duas maneiras:
    1- um copo meio vazio
    2- um copo meio cheio
    Prefiro sempre a visão mais otimista...
    Logo, não tenho dúvida que a INSULINA é uma das curas da DM!!!

    ResponderExcluir
  2. AMEI seu médico! É só nisso que eu penso dia após dia!!
    Ja conheço essa foto, desde a época do diagnóstico... eu não consigo entender pq as pessoas sofrem tanto esperando uma cura... elas não querem é dar mais injeções nos filhos, só pode ser isso.... já que a insulina tá aí e a vida é perfeita da mesma forma....

    É agradecer a insulina de todo dia e poder comprá-la ou recebê-la do governo.....

    ResponderExcluir
  3. É isso mesmo Nicole.Você não imagina como essa pequena afirmação fez grandes mudanças em mim. Mas como tudo na vida,cada um tem seu tempo.
    Acho que o que eu mais queria era partilhar isso, essa MUDANÇA de como encarar o diabetes.
    Viva a insulina, viva as mudanças, viva o amadurecimento...bjos

    ResponderExcluir
  4. Nossa, Si

    Foi a primeira vez que vi a foto, nunca tinha parado para pensar em como poderia ficar sem a insulina. E sim temos que dar graças a Deus por essa descobertas e por outras que tornam nosso dia a dia cada vez mais fácil.

    Bjinhus

    ResponderExcluir
  5. Sim Luana, temos que agradecer ao estudo e dedicação destas pessoas que tornam a vida do diabético mais fácil.
    E quanto a foto: muitas vezes imagens falam mais que mil palavras.
    Beijinhos pra vc e boa semana...

    ResponderExcluir
  6. Oi Simone,
    Essa foto me tocou muito desde o começo do diagnóstico, me fez entender melhor o que é a doença e como podemos viver hoje com a insulina. e por isso que eu não espero a cura, milagrosa ou não, pois ela já está ai sim.. sem a insulina morreriamos desnutridos em poucos meses ou anos. Tbm adorei o seu médico.. se todos fossem assim tavez as pessoas se cuidassem mais ao invés de reclamar e tentar buscar uma "cura". Bjos e ótimo final de semana.

    ResponderExcluir
  7. Que bom Mariana que vc já tá nesse estágio de entendimento. Isso faz uma diferença e tanto no nosso dia a dia. Aproveitar e valorizar o que está ao nosso alcance, e não viver com a angústia do "se existisse, se inventassem, se descobrissem..."
    Beijos

    ResponderExcluir