terça-feira, 20 de março de 2012

Ajuda demais incomoda



Quando as pessoas não ajudam, ou não se importam com a gente, é muito ruim.
Principalmente quando a gente precisa.
Só que, quando elas excedem em cuidados ou preocupações é pior ainda.

Difícil fazer alguém entender a medida certa do cuidado.
As vezes nem nós, pais, sabemos essa medida.
Vamos acertando e errando, aqui e ali.

Queria que as pessoas entendessem que o Diabetes Tipo 1 exige cuidados, mas não requer excessos. Principalmente para alguém que começa a dar os primeiros passos sozinho na vida.
Cuidar não é sufocar.
Ajudar não é fazer pela pessoa.
Apoiar não é se intrometer.

Por hoje é só.
Abraço, Simone.

7 comentários:

  1. É isso mesmo, nada de exageros.
    sabes o que mais me irrita, é quando vamos a uma festa e estão sempre a perguntar ao meu filhote, podes comer isto e aquilo??
    Ok, será que não podem deixar esta tarefa só para nós. Não é preciso estar sempre em cima, nem a controlar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Mafalda, te entendo perfeitamente. Atualmente tenho o sentimento de arrependimento. Arrependo-me de partilhar o Diabetes de minha filha com pessoas que não sabem acolher, e principalmente respeitar o direito que ela tem de ser autônoma, cuidar-se sozinha. É que as pessoas se assustam com o diferente, e acabam exagerando, ultrapassando limites. Um grande abraço!!!!

      Excluir
  2. Os alertas que nós, os não-diabéticos, recebemos de vocês são muito importantes. Mas às vezes também é preciso ensinar aos nossos filhos, independentemente de terem alguma doença que exige cuidados especiais ou não, que o ser humano necessita da atenção do outro. Como amiga,às vezes fico na dúvida se deveria oferecer ajuda e nem sempre sei como fazê-lo. Percebo aqui o quanto um oferecimento bem intencionado pode incomodar, e só queria dizer que o risco que se corre ao mostrar que a ajuda ofertada pode ser incômoda é a de que fiquemos sem apoio nenhum. Aprender a acolher a ajuda e o apoio é um exercício de humildade, que, como todo exercício, necessita de aprendizado, prática e esforço. Ajudar e ser ajudado são facetas de uma mesma moeda, difícil para ambos os lados. O segredo está, como sempre penso, em ver a pessoa, em colocar-se no lugar do outro, em sair de si e fazer a ponte que nos faz comunidade de irmãos, independentemente das circusntâncias que a vida apresente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até Cristo na cruz, com toda sua sabedoria e santidade, mostrou-se puramente humano: “Pai, por que me abadonaste?”. Querida Sofia, esse blog nasceu também da necessidade de desabafar. Para quem carrega todos os dias uma pedra no sapato, sem descanso, sem possibilidade de desfazer-se dela, ter estes momentos de esvaziar a alma e o coração são muito importantes. Queixar-se também faz parte da vida. Para quem convive 24 horas com o diabetes, existem muitos momentos de humildade, em que acolhemos as dúvidas, a intromissão, a ignorância, a indiferença, e até o preconceito. Calados, firmes e com compaixão, perdoando aqueles que por medo e desconhecimento não sabem como agir diante do diferente. Mas também precisamos de momentos como este, em que expressamos nossos sentimentos de solidão, pequenez, angústia, tristeza e sobrecarga.

      Excluir
  3. Entendo a necessidade do desabafo. Por isso mesmo me manifestei. Contem sempre comigo, na alegria, na tristeza, na dor, na dificuldade... Espero que o exercício de humildade também inclua, quem sabe, acolher o carinho e a ajuda, talvez não como intromissão, mas como sincero gesto, ainda que possa ser desajeitado, de quem quer bem.

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde,
    Estou a fazer a minha Dissertação, no âmbito do Curso de Mestrado em Design Industrial na Faculdade de Engenharia do Porto – Portugal, na área de Diabetes do tipo 1. O objectivo seria criar um dispositivo com uma ligação e afeição com o diabético e para um melhor controlo da Diabetes. Para que seja um desenvolvimento credivel e que crie satisfação ao diabético, estou a realizar uns questionários, um dirigido a adultos e adolescentes e outro para crianças.
    Link de acesso:
    Questionário sobre Dispositivos Médicos usados na terapêutica da Diabetes Mellitus tipo I – Dirigido a Diabéticos tipo I (Crianças) – Para o preencher, vá a: https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?formkey=dGMxTmtoSWl3X1c5Z3V1ZTBsVE01UWc6MQ

    Questionário sobre Dispositivos Médicos usados na terapêutica da Diabetes Mellitus tipo I – Dirigido a Diabéticos Adolescentes e Adultos. Para o preencher, vá a: https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?formkey=dFNfMFNDVVFUY2NmMHpuQV9BdlFDZVE6MQ

    Encontrei o seu blog e pensei que poderia ser uma forma de divulgação dos questionários. Se quiser colaborar neste estudo, poderia divulgar no seu blog.
    Agradeço a sua atenção e disponibilidade.

    ResponderExcluir
  5. Ola, meu nome é Marcio, tenho 41 anos e sou diabetico tipo 1 desde os meus 2 anos de idade.

    Tambem tenho um blog e estou enviando para vocês para trocarmos boas ideias.

    http://vida-doce-diabetes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir