quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Esperando o resultado de outro exame




Outra vez aguardamos o resultado do exame da hemoglobina glicada.
Vamos ver quão “caramelizados” estiveram os glóbulos vermelhos.
Lembro que há mais de dez anos, escutei de um cliente, muito preocupado com a sua saúde, a seguinte afirmação: “temos que cuidar com a caramelização dos nossos órgãos”.
Não poderia imaginar na época que esta expressão um dia seria útil para eu entender o que acontece com quem não cuida do diabetes: a “caramelização dos órgãos”.
E é isso que ocorre com a hemoglobina, que fica marcada ou glicada pelo açúcar em excesso. Com mais glicose sobre eles, os glóbulos vermelhos ficam menos maleáveis (“mais duros”) e, ao longo de anos, caso permaneçam sempre muito glicados, poderão danificar órgãos. Por isso a importância do exame da hemoglobina, que assim atesta quão “caramelizada” ela esteve nos últimos 3 meses.

Esperando o resultado do exame...
De novo aquela expectativa sobre a “nota” do desempenho no último trimestre. Será que passamos? Será que fomos aprovados? Será que tomamos as medidas certas? Será que cuidamos bem da nossa filha? Espera e dúvidas que sempre estão presentes, mas que ficam mais evidentes nesta hora - esperando o resultado de mais uma hemoglobina glicada.

Abraço, Ricardo

2 comentários:

  1. Ai é um saco mesmo esperar o resultado da glicada...é uma verdadeira sensação de espera pela nota de uma prova...rs...Agora imagino que é muito pior para os pais...nesse caso né... que participa da prova também...Mas aposto que vai dar super dentro, afinal vocês são a família tipo 1 ;) Bjosssssssss

    ResponderExcluir
  2. Ricardo, A1c (hemoglobina glicada) é importante mas não tão importante quanto a variação glicêmica. A A1c é igual a cobertor curto, uma hora você cobre a cabeça e descobre os pés e noutra hora o inverso. Na média você está coberto mas vai passar frio. A redução das oscilações glicêmicas é a única maneira de previnir complicações e só é conseguida através da monitorização contínua da glicose. Só assim você terá uma A1c nos parâmetros aceitaveis sem ter hipo ou hiper. Boa sorte!

    ResponderExcluir