quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Heróis

Heróis.
Sim, nós temos heróis.
E em pleno dia da criança, nada melhor do que lembrar de alguns deles.
Estamos falando dos jovens cientistas que conseguiram desenvolver a primeira injeção de insulina e assim melhorar a vida de milhares de pessoas.


Esta equipe da Universidade de Toronto conseguiu extrair de modo prático a insulina, a ponto de, já no início de 1922, aplicar a primeira injeção em um diabético.

O trabalho deles foi tão revolucionário que em 1923, dois deles, Frederick Banting e John Macleod, ganharam o Nobel de Medicina. Banting e Macleod dividiram suas premiações com Charles Best e James Collip e, posteriormente, venderam a patente da insulina para a Universidade de Toronto pela quantia simbólica de um dólar.

A insulina foi logo produzida pela nascente indústria farmacêutica da época. A Eli Lilly & Co., de Indianápolis – USA, em 1923 disponibilizou grandes quantidades desse composto para a população. Aqui vale também destacar a importância dos empresários e suas empresas, pois graças ao seu empreendedorismo – e por que não dizer, graças ao seu heroísmo – este grande benefício foi estendido para um número incontável de pessoas.

Hoje em dia, para aquele que controla o seu diabetes, a vida é saudável. Mas isso só foi possível por causa destes pioneiros, e também a outros que prosseguiram as pesquisas.

Que estes nossos heróis continuem a nos inspirar no dia a dia, para também nós sermos melhores, na construção de um mundo melhor.

Um herói é quem consagra sua vida a algo grande. Lembremos que a grandeza ou a miséria da vida de um homem não se mede por suas habilidades, nem por seus limites, mas pela magnitude da obra a que se consagra.” (Pe. Nicolás Schwizer)

2 comentários:

  1. Nossa gente lendo sobre isso só agora parei para pensar nesses HERÓIS, o quanto devemos agradecer à Deus por essa descoberta, só quando necessitamos é que damos valor a certas coisas. Valeu pela postagem!!!
    Grande abraço para todos.
    Silvia

    ResponderExcluir
  2. Cara Silvia:
    Ficamos contentes por você ter gostado da postagem.
    É muito importante sabermos que existem pessoas trabalhando pelo nosso bem-estar e pela saúde de todos.
    Não estamos sozinhos.
    Existem pessoas boas, com a graça de Deus.

    ResponderExcluir