segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Diabetes, meu desafio olímpico!

As olimpíadas sempre acabam me inspirando de alguma maneira. Seja pelas vitórias, seja pelas derrotas. Desde criança adorava acompanhar os jogos.
Confesso, tenho uma queda pelo atletismo. Adoro provas de corrida, arremesso, salto. A grande origem dos jogos olímpicos. O atleta e seu corpo como instrumento, máquina, força.
Ontem, ao ver o grande atleta jamaicano Usain Bolt ganhar uma prova do atletismo, os 100 metros, conquistando o recorde olímpico, comecei a refletir. Ora, esse tal de diabetes é a nossa olimpíada diária. Um grande atleta como Bolt, e tantos outros, vivem 24 horas o esporte que praticam.
Ninguém se torna um atleta olímpico sem disciplina, rotina pesada de treino, dedicação e persistência. Nós também. Não se consegue boas glicemias sem disciplina, sem rotina pesada de treino (contar carboidratos, restrições, exercícios, aplicar insulina, etc...), sem dedicação e persistência.
Conviver com o diabetes, seja o tipo 1 ou tipo 2, também é um desafio olímpico.
Somos avaliados, recebemos treinamento pesado, marcamos pontos ou não, conquistamos alguns prêmios, podemos disputar na categoria individual, ou em equipe (família/médicos e profissionais da saúde)...

Nem sempre ganhamos medalhas de ouro, às vezes nem chegamos ao pódio. Mas estamos sempre buscando melhores posições. Uns conquistam medalhas com facilidade. Preparo físico aliado ao emocional. Outros ficam em último lugar, mas com a certeza que fizeram o melhor que podiam.

Esse é o esporte que praticamos, o diabetes. Não vou dizer que é minha modalidade favorita, mas com certeza é aquela que me tornou uma atleta melhor  e mais forte nas provas da vida.

Abraços, e bora se exercitar!!!!
Simone 

Usain Bolt

2 comentários:

  1. Simone,o que você escreveu é bem um texto reflexivo,sabia!?Nós mães de docinhos devíamos sempre pensar assim,eu estou me sentindo muito bem agora lendo o que você escreveu,pois a Marcela está gripada e a glicose tá parecendo uma balança!Mas como vc mesma disse faz parte do "desafio olímpico"!
    grande abraço
    www.aminhadocemarcela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal, Natália!! Tudo na vida é difícil, tem altos e baixos. Nossos desafios são diários e imensos, "olímpicos". Mas não podemos deixar a peteca cair. Grande beijo, e prazer em te conhecer. Qualquer coisa, dá um grito!!

      Excluir