domingo, 1 de julho de 2012

Luz na escuridão



No cinema, na metade do filme, surge o alerta de uma hipoglicemia:
- Mãe, tô com fome!
Enquanto a Catarina come um chocolate – levado por precaução para combater uma sempre possível baixa na glicose – é tirado da bolsa o novo glicosímetro comprado há alguns dias: um FreeStyle Lite, da Abbott. Ainda pensando como faria para ver, na penumbra da sala de cinema, a gota de sangue na ponta do dedo de nossa filha, a Simone coloca a tira-teste no aparelho, quando então, para nossa agradável surpresa, surge uma luz no escuro, uma iluminação vinda do próprio glicosímetro, na guia onde se insere a tira-teste. Assim, mesmo no escurinho do cinema, com a pequena luz do aparelho, foi possível ver e coletar a amostra de sangue, que com este glicosímetro é a menor de todas (0,3 microlitros de sangue).

Vemos, desse modo, melhorar mais um pouquinho nossa qualidade de vida. Desde o diagnóstico da Catarina, as agulhas das canetas de insulina diminuíram 1 mm. Agora, é o glicosímetro que apresenta evolução, reduzindo a quantidade de sangue necessária para a medição, além de iluminar a tira-teste. Antes disso, nos últimos anos, as mudanças têm sido continuas e muito mais significativas. Mudanças, por vezes pequenas mudanças, mas ainda assim para melhor, que nos enchem de esperança no futuro.

E é bom notar que esta evolução no tratamento do diabetes é fruto do trabalho de pessoas, indivíduos empreendedores, pesquisadores e outros colaboradores, que reunidos em empresas privadas e impulsionados pela livre concorrência, chegam a produtos melhores. Não foi governo, nação ou estado, nem foram ONG´s. Foram empresas que trouxeram e continuam trazendo avanços tecnológicos para os diabéticos e suas famílias. 

Acreditamos em um contínuo aprimoramento da qualidade de vida dos insulino-dependentes, fruto, principalmente, da velha e saudável liberdade econômica, capaz de gerar verdadeira e real luz na escuridão.

3 comentários:

  1. Simone, realmente este aparelho é nota 10, a Gi ganhou um na promoção da farmácia Doce Dia.. amamos o nosso, essa história da luzinha é mesmo excelente...bjs

    ResponderExcluir
  2. OLha só.... não sabia disso!
    Já passei cada apuro... celular numa mão, glicosímetro na outra.... vixe, um auê !!

    ResponderExcluir
  3. Michael Novak já dizia que o interesse é o combustível da invenção. Nada como pessoas livres para pensar e agir, motivadas pelos palpáveis benefícios que sonham em alcançar se tiverem a ocasião, fruto do talento e do esforço, de dizer eureka. Certamente, a saúde da Catarina ainda há de se beneficiar de formas inimagináveis para nós em razão de personagens anônimos e, muitas vezes, distantes no tempo e no espaço que, movidos por seus próprios interesses, serão levados por uma dinámica que, como uma mão invisível, une talentos e esforços e redunda em alegria para todos.
    Mas é bom ver como um amigo tem seus olhos abertos para ver, em seu cotidiano, a ação de tantas forças e instituições invisíveis.
    É uma honra e um estímulo ser seu amigo.
    Fiquem com Deus,
    Abraços,

    ResponderExcluir