sexta-feira, 8 de junho de 2012

Paris não é para os diabéticos?


Quando falamos que temos uma filha diabética, muitas vezes ouvimos os mesmos comentários:
- "Ela comia muito doce?"
- "Vocês tem alguém diabético na família?"
- "Coitada, não pode comer doce!"

Com o tempo nos acostumamos com essas repetidas declarações. Muitas delas são dadas por pessoas desinformadas ou sem acesso a maiores esclarecimentos. Outras vezes, ouvimos isso daqueles que acreditávamos serem mais esclarecidos, mas que, por preguiça ou ignorância, acabam falando sobre o que não sabem. Nessas situações, aprendemos a ouvir e a exercer a paciência.

Mas ontem fomos surpreendidos por uma nova pérola.

Ao pegar o jornal pela manhã, lá estava na contracapa:
"Paris não é para os diabéticos".
Uma afirmação do conhecido Luis Fernando Veríssimo, em sua coluna semanal no Jornal Zero Hora.

De acordo com o famoso escritor, é muito difícil encontrar adoçante em Paris, chamado por lá de "falso açúcar", por isso conclui: a Cidade Luz "não é um lugar para diabéticos".

Diante de tamanha afirmação, não podemos deixar de lamentar e registrar a sua infelicidade, marcada pelo mau gosto e pela ignorância.

Para nós que buscamos uma vida normal para nossa filha, sem discriminações, de modo que ela possa viver como as demais crianças da sua idade, foi bastante desagradável ler uma frase que supõe lugares onde o diabético não deva ir.

Ao afirmar que Paris "não é um lugar para diabéticos", Luis Fernando Veríssimo também demonstrou a sua ignorância, pois parece desconhecer a realidade dos diabéticos do tipo 1, que podem fazer contagem de carboidratos e deste modo consumir até açúcar, aplicando então a dose de insulina necessária para a ingestação do alimento.

O diabético não depende de adoçantes. Como qualquer pessoa, deve procurar ter hábitos saudáveis, fazendo exercícios físicos e comendo alimentos de modo equilibrado. E isso pode ser feito em qualquer lugar do mundo.
 
Portanto, sempre é bom lembrar da sabedoria popular:
quando não se tem o que dizer, é melhor ficar calado.

6 comentários:

  1. que vergonha!!!!!
    realmente é como tu dizes: quando não se tem nada para dizer mais vale ficar calado.
    Este senhor devia coser a boca com uma linha bem forte.
    enfim santa ignorância.

    ResponderExcluir
  2. Olá Familia Tipo 1

    Concordo plenamente com o que vocês escreveram. Fico sem paciência quando falam sobre a diabetes e nada entendem. Nós diabéticos podemos ir a qualquer lugar desde que nos agrade e podemos comer quaquer comida que gostamos com moderação, como deveriam fazê-los todos; diabéticos ou não. Continuem cuidadando com amor da Catarina e Deus os abençoe.

    um abraço
    Paulo Alves

    ResponderExcluir
  3. Hahahaha... genial. Dois mitos caindo juntos: um sobre diabetes e outro sobre a genialidade do LFV. Acho que o nobre colunista mereceia receber um e-mail com o link desse blog para se informar melhor.

    ResponderExcluir
  4. Paris não dever ser para diábeticos descontrolados, isso sim...hahahahahaha...ele se esqueceu de especificar (quer dizer, não sabe né)...rs...

    ResponderExcluir
  5. quando descobri que minha filha estava com diabétes, não estava sendo nada fácil, aí veio uma enfermeira e me disse assim: hoje é bem mais fácil ser diabético, eu tenho uma amiga que fez até faculdade...
    quando ela disse isso não aguentei e desabei de repente alguém vinha me dizer que minha filha ia até poder fazer uma faculdade. Sabia que não seria isso que impediria minha filha de chegar aonde ela quissese mas sim a ignorancia das pessoas.

    ResponderExcluir
  6. Oi!! Parabéns pelo blog... Mas sou obrigado a concordar... É quase impossivel achar um adoçante na Cidade Luz... Solução?? Levo os meus saches... Guilherme

    ResponderExcluir