terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Faltando Insulina Apidra

Já em dezembro, a atendente da farmácia nos avisou:
- Em janeiro vai faltar apidra solostar - e completou – no ano passado aconteceu isso também no mesmo período.
Ainda bem que compramos sempre no mesmo lugar a insulina e demais insumos, pois assim conhecemos o pessoal da farmácia, que foi suficientemente atencioso para nos avisar da falta.
Graças a este aviso, e por precaução, compramos algumas canetas de apidra a mais e estocamos em casa.

Para nossa desagradável constatação, realmente, desde o início do ano está faltando a insulina rápida apidra solostar 3 mL. Não encontramos em nenhuma farmácia, mesmo naquelas especializadas para diabéticos.

Resolvi então ligar para o 0800 do laboratório e pedir informações.
Fui informado que “por problemas técnicos”, a apidra com 3 mL estava em falta no mercado, e seria reposta no “início de 2012”.
Só não fiquei mais preocupado porque temos apidra suficiente para chegar até fevereiro, mas ficaram algumas dúvidas: como um grande laboratório deixa faltar no mercado um produto tão importante para o tratamento do diabetes? Que “problema técnico” é esse? Por que isso já ocorreu em anos anteriores no mesmo período?

Pessoalmente, reconheço a importância dos laboratórios na pesquisa e desenvolvimento de novos medicamentos. Confesso que torço pelo sucesso deles e, inclusive, reconheço que eles merecem ser bem remunerados pelas soluções e produtos desenvolvidos. Mas, em contrapartida, gostaria que, em um momento como esse, houvesse maior transparência do laboratório, esclarecendo melhor o motivo desta falta, prestando ainda orientação com maior antecedência para aqueles que dependem de seus medicamentos. Acredito que se isso ocorresse, a imagem deles seria outra, e muita desconfiança terminaria.

Para nós, por enquanto, só resta torcer para que em fevereiro tudo volte ao normal.

29 comentários:

  1. Farmacias aqui no sul informaram que voltará ao mercado apenas no inicio de março.

    ResponderExcluir
  2. Confirmado. Somente em março a Apidra Solostar 3mL volta, regularmente, ao mercado. Como nosso estoque em casa deve terminar em fevereiro, vamos ter que usar outra insulina. Segundo o endocrinologista da Catarina, pode ser a humalog ou a novorapid. Já estamos curiosos para saber como será a adaptação à nova insulina

    ResponderExcluir
  3. A médica de Assíria também pediu que usássemos a Apidra, porém, nas redes de farmácias "big-bem e pague menos" não foi encontrada. Ficamos perdidos aqui neste longínquo sertão sem as devidas informações. Só agora, ao abrir o blog ficamos sabendo da falta no mercado... Pergunto, podemos usar a IR, sem problemas? Grata pelos esclarecimentos. Estamos na luta.Deus é o nosso guardião.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A IR não tem o mesmo efeito da Apidra, ou seja, a ação da IR é muito mais lenta e quando surge o efeito, pode ocorrer um pico elevado de hipoglicemia, enquanto que a Apidra é imediata.
      Acabo de saber que Apidra está em falta em todas as farmácias do Rio de Janeiro, mas como a minha endocrinologista também já havia indicado a Novorapid, conversei com o farmacêutico e este afirmou que esta pode substituir sem problemas a Apidra. Acabei de fazer o pedido, vou aguardar o efeito.

      Excluir
    2. Olá, Angela!

      Primeiro... não sou médico... sou só diabético. :-)

      Já usei a insulina rápida (IR). Hoje uso "a que dá no posto". Antes era a ultra rápida (UR) e agora é a apidra.

      Quanto às diferenças entre essas insulinas, tanto a IR, quanto a UR, quanto a apidra tem basicamente a mesma aplicação. Pelo que eu saiba, a IR é a insulina que produzimos no nosso organismo. As outras duas, são uma versão modificada, de modo que sua ação se inicia mais rápido. Me parece que a IR leva uns 30 minutos pra começar a agir. Eu pessoalmente, não vejo diferença alguma.

      Quando se inicia o efeito da IR, o paciente já começou a comer a um bom tempo. Sendo assim, me parece que a IR é mais segura, não? :-)

      Boa sorte a vocês e à Catarina. Espero que tudo esteja indo bem.

      Excluir
  4. Depois de ligar 2 vezes para o SAC da Sanofi Aventis, e mandar mensagens via site da empresa, fui surpreendido com uma ligação de um funcionários do laboratório, para prestar esclarecimentos sobre a falta da apidra solostar 3mL. Segundo ele, foi necessário parar a produção na fábrica da Alemanha, e por isso a falta no mercado. O funcionário também esclareceu que a produção já foi reestabelecida e que em março a apidra solostar 3mL deve estar nas farmácias de novo. Ele ainda indicou uma farmácia em Porto Alegre que teria uma caneta da apidra à venda. Agradeci a atenção e o esclarecimento, e só restou para mim dizer a ele que o laboratório deveria evitar este tipo de situação, pois somos "clientes para toda a vida".

    ResponderExcluir
  5. Essas transnacionais não têm respeito com ng! O fato é q somos dependentes desse medicamento ,a nossa vida está ligada ao uso do medicamento,a insulina! Só posso classificar como desrespeito!

    ResponderExcluir
  6. Eu estou usando a Asparte da Novorapid por hora. Mas ja estou com a caneta guardada a espera da apidra.

    ResponderExcluir
  7. Liguei no laboratório e eles informaram que realmente está em falta, mas que podemos substituir pelo frasco ampola da apidra. Sendo assim, ficou um pouco mais fácil achar aqui em Brasília. Achei na Unicom e na Medcomerce.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok. Por aqui também tem o frasco ampola da apidra. Mas como ele pede seringa comum para aplicação, se acabar o nosso estoque em casa de apidra solostar 3mL antes de março, vamos optar pela novorapid, que tem o mesmo sistema de caneta para aplicação, com agulhas pequeníssimas.

      Excluir
  8. Pois é aqui no RN e na PB tambem esta faltando só esta disponivel ampola 10ml em alguns farmacia.

    ResponderExcluir
  9. Vejam só que absurdo! Insulina é um hormônio vital para os pacientes que tem diabetes melitus insulino-dependente. Esta "falta" de insulina ultra-rápida não é somente com a fábica da Sanofi Aventis(Apidra), mas também com a fábrica Novonordsk com a insulina NovoRapid, que está em falta. Isso é um desrespeito com o consumidor. Porque as autoridades não tomam uma providência em relação á este desrespeito?

    ResponderExcluir
  10. Em todas as farmácias por aqui onde moro está em falta, e em lugares próprios para a venda desse tipo de medicamente também. Por sorte, liguei ontem para uma dessas Casas de Médicos e lá ainda tinha uma (absurdo!) de 10mL. Sei que não a usarei toda, mas foi o jeito. Precisava dela já tinha uns dias e nada.

    ResponderExcluir
  11. Pois é, não houve outro jeito: estamos usando a novorapid 3mL. E, felizmente, está funcionando

    ResponderExcluir
  12. A insulina apidra terá um reabastecimento gradual em todo o país a partir de Abril/12, claro que, até reabastecer todas as drogarias que trabalham com a insulina, podem colocar mais uns meses até uma total normalização dos estoques!

    ResponderExcluir
  13. Chegamos em abril, e nada da apidra na farmácia. Seguimos com a novorapid 3mL. E como está funcionando bem, desse jeito, não voltaremos mais para a Apidra.

    ResponderExcluir
  14. Boa noite.

    Acabei de ligar para a maioria das grandes redes de farmácias e todas informaram sobre a falta da apidra. Infelizmente estou utilizando a novorapid, digo infelizmente porque ela não está tendo o mesmo comportamento/efeito da apidra. Esta situação é muito complicada, pois meses de diabetes descontrolado podem atrapalhar toda uma vida de tratamento. Existe alguma entidade governamental que pode intervir neste caso?

    ResponderExcluir
  15. Olá
    Pelo que li a caneta apidra, está em falta por um problema em sua produção na fábrica na Alemanha. Na Espanha as informações foram divulgadas em outubro do ano passado pela associação de diabéticos de Madri.
    Carmem Lucia

    diabetesmadrid.org/2011/10/04/falta-de-suministro-temporal-de-insulinas-apidra-solostar-y-apidra-optiset/

    ResponderExcluir
  16. Olá, tenho 17 anos é a pouco mais de um ano descobri que tenho diabetes, bom a minha situação é complicado pois moro no Acre é aqui nao tem muito recurso, quando descobri que tinha diabetes tipo 1 fui para brasilia, buscar uma ajuda medica e lá minha Dr. passou a Apidra, e de 6 em 6 meses eu reabasteço porem so tenho 2 canetas restando em minha casa, é ja ia pedir com medo de faltar mais liguei pra todos os lugares já é está em falta, to pensando em mudar pra essa novorapid, mais tenho muito medo de nao me adaptar, é so quem sofre da doença sabe o quanto é ruim vc está com ela descontrolado, quando descubri eu ja tinha perdido 12 quilos, eu ia morrer, contudo agorra tenho uma vida normal mais sem a APIDRA tenho medo do que me pode acontecer =x

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Paula
      A Catarina está muito bem adaptada a Novorapid. Tem funcionado tão bem como a Apidra, a ponto de não pensarmos mais em voltar para a antiga insulina rápida, pois no passado soubemos que já houve outra falta de Apidra no mercado. Mas o melhor é você consultar o seu médico novamente. Força! E obrigado pela sua visita ao nosso blog. Estamos à disposição, mesmo à distância.

      Excluir
  17. Olá,
    Tambem tenho diabetes e usava Apidra. Com a falta no mercado substitui pela Novorapid. Para o meu desespero esta tambem em falta aqui em Recife. Cade a ANVISA que não se pronuncia sobre este gravissimo fato. Já que os laboratorios não fornecem informações claras

    ResponderExcluir
  18. De acordo com o pessoal da farmácia onde costumamos comprar nossas insulinas, somente em AGOSTO o laboratório promete regularizar a distribuição da insulina APIDRA.

    ResponderExcluir
  19. Essa situação está muito complicada...
    Já estamos em junho e só consigo encontrar a insulina em São Paulo...
    Quando fiquei sabendo que iria faltar insulina no mercado por problemas técnicos fiz um estoque, mas só durou até março. De lá pra cá estou usando a insulina em frasco, que é bastante complicado, pois quando estou na rua fica complicado a aplicação.
    O marido da minha nutricionista, que trabalha no laboratório Sanofi Aventis, me informou que a demora maior foi aguardando a anvisa fiscalizar e liberar a carga que chegou no Porto de Santos e que a distribuição seria feita gradativamente por região.
    Vamos aguardar o desfecho final dessa "saga".

    ResponderExcluir
  20. Segundo a atendente da farmácia, agora é oficial: em agosto chega a Apidra novamente. Mas como estamos adaptados com a Novorapid, não sei se voltaremos para a antiga insulina rápida.

    ResponderExcluir
  21. A Apidra voltou às farmácias, mas agora seguimos com a Novorapid

    ResponderExcluir
  22. Há alguns meses, voltamos para a Apidra, pois chegamos à conclusão que o controle glicêmico da nossa filha com a Apidra funciona melhor, comparado com a Novorapid

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. Essa Insulina Apidra está novamente em falta no mercado. Ainda não estou tendo coragem de procurar outra e mudar minha rotina, mas não posso ficar sem insulina. Será que devo mudar até ela voltar ao mercado? Pelo jeito essa falta no mercado sempre acontece

    ResponderExcluir
  25. realmente está em falta mesmo ainda hoje principalmente nesta pandemia em farmácia alguma aqui em contagem Minas Gerais temos que fazer a substituição meu pai usa a apidra mas vai passar usar outra novolin ou humalog

    ResponderExcluir