quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Chocolate sem culpa

Depois que se descobre o diabetes, a ida ao supermercado nunca mais é a mesma.
Aquilo que era feito muitas vezes sem pensar, passa a ser um ato importantíssimo e com disciplina, pois é das boas compras que se consegue montar um prato mais saudável em casa.

No início, logo após o diagnóstico, a gente não põe mais no carrinho de compras os alimentos com açúcar - com a ilusão de que isso será suficiente. Nesta fase, são lidos todos os rótulos de alimentos, mesmo aqueles com letras minúsculas. Descobre-se então que muita bolacha salgada por aí leva açúcar entre os seus ingredientes.

Com o tempo, aprende-se que isso não é suficiente. Não basta simplesmente cortar o açúcar da dieta. O mais importante é aprender a contar carboidratos, para então aplicar a insulina rápida suficiente para cobrir este alimento. Sabendo que todo carboidrato vira glicose no corpo humano, descobre-se então que alguns alimentos ainda se transformam em glicose de modo mais rápido que o próprio açúcar (é o famoso índice glicêmico, que se aprende depois de já estar iniciado na contagem de carboidratos) Mais adiante, sabe-se que certos alimentos reagem de modo diferente. Vai depender de cada pessoa (para Catarina, por exemplo, o pão-de-queijo tem um índice glicêmico altíssimo). Com todas estas informações, a preferência passa a ser pelos alimentos integrais, com mais fibras e menos carboidratos, e também sem açúcar (tudo isso somado a consumo de muita salada acompanhada de proteína, de modo que o prato na mesa seja o mais equilibrado possível, conforme orientação das nutricionistas).

Agora, na ida ao supermercado, a visita ao setor de dietéticos e lights passa a ser obrigatória. E sempre se vai com a esperança de encontrar algum alimento saudável, com pouco carboidrato ou então com bastante fibra e baixo índice glicêmico (nem falo da esperança em encontrar estes alimentos mais baratos, pois até agora são todos mais caros).

E foi em uma dessas incursões pelos dietéticos e lights que, dias desses, tive uma ótima surpresa em um hipermercado de São Paulo. Em viagem de trabalho, à noite, decidi ir ao Extra que fica próximo ao hotel. E como de costume, procurei o setor de dietéticos. Para minha satisfação, encontrei o Chocolate ao Leite Taeq Light



 É um chocolate da marca do Grupo Pão de Açúcar, onde um tablete de 60g tem só 17g de carboidratos (o que já é pouco, comparando com outros chocolates dietéticos) e, o que é mais supreendente, tem 12g de fibra (fruto de um ingrediente chamado inulina). Mas não é só isso: o chocolate também é gostoso!


Por tudo isso, na caixa no produto consta: "prazer sem culpa". Com tão poucos carboidratos, e ainda com tanta fibra, o chocolate pode ser ingerido com tranquilidade, sem correr o risco de um pico da glicemia. Realmente, "prazer sem culpa". Para a Catarina, por exemplo, dependendo da glicemia que der, não será sequer necessário aplicar insulina rápida, ainda que ela coma todo o tablete.

Fica então a dica, principalmente para aqueles que tem em sua cidade alguma filial da rede de supermercados do Grupo Pão de Açúcar, pois, pelo que entendi, só eles vendem este chocolate.

Moral da história: agora toda vez que o Tio Cirilo, que mora em São Paulo, vem visitar a gente em Porto Alegre, é "obrigado" a trazer alguns tabletes deste chocolate de presente.

Abraço, Ricardo

Um comentário:

  1. Ricardo essa marca de produtos são vendidos somente na rede Pão de Açúcar mesmo.
    Eles tem vários produtos com essa marca todos saudáveis o João gosta principalmente do achocolatado e do adoçante deles, o único inconveniente é o preço, um dos mais caros aqui da cidade!!!
    Abraços

    ResponderExcluir