quarta-feira, 13 de abril de 2011

Feliz Páscoa!!

Este texto nos foi enviado pela querida Renata, primeira nutriocinista que iluminou nossas mentes e abriu nossos olhos para a contagem de carboidratos. Hoje ela mora no interior, mas sempre está presente através de seus e-mails informativos. A Renata é uma pessoa muito "doce" e especial que por um período pequeno de tempo nos ajudou muito, marcando nossas vidas com seu acolhimento e profissionalismo.



A Páscoa é uma data muito importante para a civilização cristã, assim como o Natal. É nesse período que celebra-se a ressurreição de Jesus Cristo, o que para muitos tem o significado de renovação. Já o coelho de Páscoa e os ovos tiveram origem nas civilizações antigas e simbolizavam fertilidade. No Egito Antigo, o coelho representava a preservação da espécie e esperança de uma vida nova. Nas religiões cristã e judaica, esse animal simboliza exatamente a vida nova e o renascimento, e os ovos a fertilidade.

Aqui no Brasil, como a grande maioria da população é cristã, existe uma grande cultura para a Semana Santa – que nada mais é que uma preparação para essa renovação – e na Sexta Feira Santa costuma-se evitar o consumo de carnes. Por esse motivo, o consumo maior é por peixes, especialmente o bacalhau.

Existem várias formas de preparação do bacalhau, sendo que a mais comum segue a tradição portuguesa, onde o bacalhau é assado com bastante azeite, acompanhado por batatas e legumes. Trata-se de um prato muito nutritivo, pois contém os nutrientes do bacalhau (ômega 3, proteínas, zinco), associado às vitaminas e minerais dos legumes e aos ácidos graxos monoinsaturados do azeite, que protegem o coração. No entanto, como a quantidade de azeite utilizada é grande, trata-se de um prato bastante calórico, que deve ser consumido com moderação. Ainda, é um alimento com alto teor de sódio, o que pode levar ao inchaço e elevação da pressão arterial em indivíduos hipertensos.

No domingo existe a celebração da Páscoa propriamente dita. É quando as famílias se reúnem para um grande almoço e troca de ovos de chocolate. Esse é um período em que normalmente há muitos excessos alimentares, e que acabam se prolongando por um tempo, até que os ovos acabem.

Apesar de oferecer mais calorias provenientes basicamente de gordura e açúcar, o chocolate também é rico em proteínas, além de ser boa fonte em minerais como ferro, magnésio, potássio e fósforo, e vitaminas do complexo B.

Muitos estudos têm demonstrado que o chocolate amargo possui alto teor de flavonóides, antioxidantes que podem auxiliar na redução dos riscos de doenças cardiovasculares. Sendo assim, o chocolate amargo é a melhor opção dentre os muitos oferecidos no mercado. Este tipo de chocolate possui ainda alta concentração de catequinas encontradas no cacau, que agem nas artérias, promovendo, entre outros benefícios, o controle da pressão arterial.

Deve haver cuidado para que um hábito que é peculiar à páscoa não se estenda por muito tempo após este período. Pequenas quantidades em situações especiais como nessas festividades não comprometem a saúde ou a boa forma. Uma boa dica é não comprar ovos enormes, o que pode prolongar a “temporada de páscoa”. Ainda, ao invés de comer grandes chocolates de uma só vez, é muito melhor que pequenas quantidades sejam ingeridas por dia. A inclusão de 30 gramas de chocolate por dia não é considerada exagerada, desde que esteja inserida em uma dieta saudável, rica em frutas, verduras, legumes, carnes, que contenha baixo teor de gordura e açúcar. Para saber se o chocolate está dentro do que consideramos saudável, verifique a quantidade total de gordura. O saudável é que a cada 15 gramas de carboidrato o alimento contenha até 5g de gordura total. Não são raras as vezes que o chocolate diet tem maior quantidade de gordura quando comparado ao chocolate comum.

Portanto, prefira o chocolate amargo e não diet. Procure aqueles que contenham até 5g de gordura total por porção, e nao ingira mais que 30g de chocolate/dia!



Aproveite esta época tão especial sem exageros!
Feliz Páscoa!
Renata Meirelles - CRN 6898 

Um comentário: